Studio Pilates no Jardins e ParaísoMétodo PilatesAulas de Pilates no Jardins e ParaísoProfessores de Pilates no Jardins e Paraíso HOME - Center Studio Pilates Depoimentos dos alunos do Center Studio PilatesFotos dos exercícios de PilatesVídeos dos exercícios de PilatesAcademia de Pilates no Jardins e Paraíso
Mat PilatesAparelhos para exercícios de PilatesBenefícios do PilatesPilates para mulheres Pilates para homensExercícios de Pilates para reabilitaçãoCelebridades que praticam Pilates
Técnica de respiração do Pilates

Agora vamos aprender a trabalhar a respiração do Pilates da forma que este método exige, e que vai nos ajudar na hora de sentir e de dominar esse ato cotidiano, que representa um dos pilares centrais do exercício físico.

Na postura básica do pilates, temos maior consciência e controle, facilitando a colocação e a observação da técnica respiratória, mas pouco a pouco, vamos tentar realizar a técnica em qualquer posição ou movimento, por exemplo, andando de pé etc.

  1. Com a palma das mãos nas costas e sentindo a ponta dos dedos no esterno, começamos a inspirar
    profundamente, procurando não levantar o peito e nem subir o externo e as costelas, mas expandindo as
    costelas, empurrando as mãos para fora e para baixo (a sensação de que as costas enchem). Vamos
    nos imaginar enchendo uma bola dentro de nós, que se dilata para todos os lados. Devemos notar
    como as costas, a região que esteja em contato com o solo, tomam mais peso, empurrando e
    esticando a coluna, ao mesmo tempo em que recebem uma massagem.

  2. Ao expirar, soltamos o ar a partir de baixo, afundando o umbigo em direção da terra e indo para cima.
    Procuramos não ficar tensos, tanto na inspiração  quanto na expiração. Vamos fazer esses dois
    passos várias vezes, sem prender o ar e alongando a respiração. Podemos sugar o ar pelo nariz
    e solta-lo pela boca, nas primeiras respirações. Mais tarde, vamos realizar toda respiração
    pelo nariz. Só se estiver congestionado, vamos respirar pela boca.

  3. Agora, mantendo a região superior controlada, podemos descer as mãos um pouco e, continuando
    a sentir as costelas inferiores e com os dedos apontando para o umbigo, tomar ar tentando encher
    a bola mais embaixo, como se quiséssemos que fosse ate o assoalho pélvico. Sem esquecer que
    a região lombar deve estar em contato com a terra, fixa e impressa. Então, se os músculos
    abdominais estiverem relaxados, a tendência será a de elevar, dilatando o abdome, o que não e correto.
    Isso deve ser controlado como os nossos abdominais, impedindo a subida, para o globo dilatar para baixo,
    na direção dos rins e das costas. Vamos nos ajudar com as mãos, exercendo uma pressão suave. Mais tarde,
    vamos deixar que trabalhe a região sem ajuda, para exercitar os músculos.

  4. Ao soltar o ar empurramos o umbigo na direção da coluna, ou seja, afundamos na direção da terra, dando peso
    para as costas, massageando e aplicando o peso na região lombar e nos rins, alargando as costas.

  5. Contagem respiratória. Contar mentalmente ao respirar, por um lado, ajuda a concentrar e relaxar e por outro, ajuda regular o ritmo, equilibrando fase inspiratória  com a expiratória.

Ao inspirar e ao expirar, vamos contar ate cinco, sem pausar nem reter o ar entre um e outro.

Podemos alterar a contagem, começando com um número menor, por exemplo, até três e, progressivamente, aumentar ate cinco ou mais, procurando que não haja incomodo nem cause tensão. A forma de respirar será equilibrada, tanto quanto ao tempo como ao ritmo, sem mudanças nem acelerações, como um fio de ar sutil, tensão suave e constante, que entra e sai sem romper.

No inicio e durante a sessão, ao respirar, estamos em contato como nós mesmos e com o presente; por isso durante a prática de Pilates, estaremos conscientes de quando e como tomamos ou soltamos o ar, ou se estamos segurando, o que nunca vamos fazer, para não tensionar nosso organismo.

Vamos aproveitar cada expiração para expelir os pensamentos da mente e, ao inspirar, vamos tomar uma sensação agradável, que nos levara um sorriso ao rosto e ao interior, como se fosse um banho gostoso.

Não preocupe se no inicio, você vai conseguir realizar a técnica de respiração do Pilates. A evolução e o controle necessário acontecerá naturalmente com o tempo. Realmente não e fácil reeducar o corpo quanto mais o habito de respirar e fazer exercício. No início é preciso paciência aperfeiçãr a técnica e a respiração.

Importante, lembre-se de inspirar e expirar nos exercícios, como se estivesse marcado. Do contrario, reter o ar congestiona o corpo e o cérebro, entorpece os movimentos. Não vamos nos esquecer disso e veremos como muda a forma de fazer o exercício. O controle da respiração no Pilates significa muito e os benefícios são indubitáveis.

Vamos fazer varias respirações profundas, antes de começar, até nos sentirmos relaxados, conectados com o nosso interior e preparados para o exercício.
Ao inspirar, pensamos em tomar ar limpo, que encha e alimente o nosso corpo e, ao soltar, expiramos o ar viciado, expelindo os pensamentos da mente.

Vamos imaginar que somos uma esponja; ao inspirar, a água que nos enche é limpa e pura e, ao expirar, comprimimos a esponja e sai a água suja e parada, por todos os poros do nosso corpo.

Quando estivermos realizando exercícios, sobretudo os que exijam um esforço maior, vamos tomar o ar pelo nariz e solta-lo pela boca, com a mandíbula e os lábios relaxados.
Depois de uma seqüência de exercícios, podemos incluir a posição básica, para retomar a respiração e a calma, antes de continuar.

Ao terminar os exercícios se quisermos, retomaremos essa parte da sessão para concluir com uma sensação suave. Ao expirar, vamos eliminar o cansaço produzido e também o que restou das toxinas expelidas pelo organismo, limpando os pulmões, relaxando a musculatura e deixando a mente descarregar tudo: pensamentos, preocupações, estresse etc. assim, ficamos com uma sensação de vazio e calma e, ao mesmo tempo, de energia e força.


studio pilates | métodos | aulas | equipe | depoimentos | fotos | vídeos | contato | mat pilates | aparelhos | bem estar | pilates para mulheres | pilates para homens | pilates para reabilitação | quem pratica | RPG
Center Studio Pilates . Centralize mente e corpo! ( c ) | Todos os direitos reservados | Copyright © 2015

Pilates Jardins:
Rua Moacir Piza, 78 - SP - Tel. 11. 3081-1813


O Studio de Pilates está localizado entre os bairros Jardins, Cerqueira César, Consolação e Pinheiros.




Convert Marketing - Assessoria de Marketing digital