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Método Pilates

Criado com o objetivo de proporcionar concentração, autocontrole, equilíbrio, disciplina e consciência
corporal. O método Pilates pode ser realizado em solo ou através de aparelhos específicos, que combinados podem somar uma grande variedade de exercício que tonificam e realinham sua postura corporal.

Os movimentos foram criados pelo alemão Joseph Pilates, estudioso das modalidades Ocidentais e
Orientais, e foi inspirado nos Espartanos da Grécia antiga que ele criou inicialmente a contrologia que
hoje chamamos de Pilates, por ter herdado o sobrenome do criador do método.

Joseph criou a contrologia principalmente para proporcionar o bem estar físico.
Em pouco tempo o resultado positivo tornou-se conhecido e na época foi adotado por
celebridades do cinema, Teatro e TV.

Mas nem sempre foi assim. No início da Segunda Guerra Mundial, Joseph Pilates teve a
responsabilidade de cuidar dos feridos, o que permitiu que o método fosse aperfeiçoado
contribuindo para criação de aparelhos que fortaleciam os músculos, como: CADILLAC,
ELETRIC CHAIR, WUNDA CHAIR, FULL BARREL, TOWER (GUILHOTINA), PEDIPOLE

além de outros acessórios que colaboravam com a variação dos movimentos.

Ao final da Guerra Joseph conheceu o alemão Rudolf Von Laban que, o ajudou a
introduzir novas técnicas de construção corporal. Com o método aperfeiçoado, o
Governo Alemão solicita que o Pilates seja introduzido na forças armadas. Pouco
tempo depois Joseph imigrou para os Estados Unidos, onde aplicava o MÉTODO
PILATES
como treinamento de reabilitação, e todos que experimentavam os
exercícios recomendavam a novidade.

Com a finalidade de equilibrar o corpo, a mente e o espírito através de resistência
e força, naturalmente os exercícios de Pilates são concentrados diretamente na
região abdominal, dorsal e lombar, considerado centro de força do corpo
que deve ser controlado através do ritmo da respiração. Por tanto o método
Pilates é válido tanto para aqueles que buscam manter o corpo saudável como
para aqueles que já praticam alguma atividade física seja amadora ou profissional.

Os métodos Pilates também é recomendado para todas as pessoas que padeçam, habitualmente, de problemas na coluna, lesão muscular ou desejam praticar uma atividade que traga mais ritmo e disposição durante o dia.

O controle e a qualidade dos movimentos permite a sensação de “estar renovado”, ao invés de exausto após concluir os exercícios. O apelo do Pilates é fazer com o corpo ganhe equilíbrio, trabalhando todos os grupos musculares para que nenhum fique sobrecarregado, estimulando o corpo trabalhar de forma mais eficiente e holística seja praticando esportes ou nas atividades diárias dos Homens e das Mulheres.

Métodos do Pilates

Mat Pilates: Os movimentos e os exercícios são praticados em solo com a ajuda de acessórios este método trabalha a mente e o corpo, com alguns princípios básicos: centro de força, concentração, precisão, respiração, controle e fluidez dos movimentos.

Pilates com aparelhos: Desenvolvidos para exercitar diretamente a musculatura e favorecer o alongamento corporal, os aparelhos são capazes de trabalhar diversas posições através molas, polias e barras.

Depois de ganhar maturidade na execução dos exercícios é possível conquistar a perfeição dos movimentos. Neste momento os resultados são visivelmente percebidos: tonificação muscular, harmonia corporal, postura, concentração, controle respiratório e um corpo mais forte e flexível.

Os exercícios são adaptados às características pessoais e por esse motivo trata-se de uma ginástica eficaz, evitando qualquer possibilidade de erro cometido em outras atividades esportivas, em que o exercício não é adequado às limitações físicas do perfil de cada um.

O sucesso do método baseia-se não só na realização e controle dos exercícios, mas também na superação de qualquer limitação pessoal.

Benefícios do Pilates

  • Melhora a capacidade respiratória
  • Melhora a estabilidade da coluna vertebral
  • Melhora a estabilidade lombo pélvica
  • Alivia o stress físico e metal
  • Aumenta a resistência física e mental
  • Melhora a flexibilidade das cadeias musculares
  • Melhora a coordenação motora
  • Melhora o funcionamento dos órgãos internos
  • Trabalha a respiração
  • Aumenta a estabilidade mio-articular
  • Exercita a mente através da concentração
  • Ganho do controle corporal e equilíbrio
  • Aumento da simetria corporal, através da correção postural
  • Ganho de força, tônus e controle neuro-muscular
  • Alivia problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga
  • Aumenta a concentração, flexibilidade e mobilidade das articulações
  • Estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue
  • Melhora a postura eliminando maus hábitos
  • Previne e reabilita lesões traumato-ortopédicas
  • Ajuda a regular o ciclo menstrual

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