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Mat Pilates

O Mat Pilates é uma das atividades preferidas das pessoas que tem uma vida agitada.

O Mat Pilates é um exercício praticado no solo e não usa aparelhos para realização dos movimentos, porém é possível complementar a aula com a ajuda de acessórios que facilitam ou dificultam os movimentos, como as bolas de diversos tamanhos, faixas elásticas e pesos leves.

Com a técnica do Mat Pilates, os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao
mesmo tempo, assim, os praticantes se articulam por igual alcançando diversos benefícios ao longo das aulas.

A primeira vantagem obtida com as aulas de Pilates e a mais importante delas é o encontro do aluno
com o seu próprio “eixo”, ou seja, com seu centro de equilíbrio. No dia a dia, as pessoas saem muito
desse centro, descompensando o corpo. A pessoa começa a se “entortar” e fica pendente para um
lado, o que acaba sobrecarregando mais os músculos de um lado do corpo, e a coluna, por si só,
entorta. É desse processo que surgem as pequenas e grandes dores na coluna, lombar, no pé e
no joelho.

Com a estabilização do corpo do praticante já nas primeiras semanas do treinamento, aparecem os
benefícios, que são, além do alívio das dores, melhora no sono, no nível de estresse, na condição
respiratória, bem como avanço no aspecto neurológico, quais sejam concentração e equilíbrio.
Os beneficios são diferentes para os homens e para as mulheres.

Por outro lado, em longo prazo (em média, a partir de dois meses da prática do Mat Pilates), surgem
conquistas estéticas, como a definição do abdômen, a diminuição no aparecimento da celulite,
o desenho da silhueta e a correção da postura. Ao trabalhar com o conjunto de alongamento e
tônus, os músculos ficam definidos e equilibrados, sem aumento de volume.

O trabalho de Mat Pilates pode ser direcionado para todas as idades, desde crianças a partir
de sete anos até os adultos com idade mais avançada, porque os exercícios são suaves
e realizados sem impacto e com o peso do próprio corpo.

Pilates já é um exercício muito bom para reabilitação de idosos, porque oferece, além de maior agilidade, benefícios nas articulações (em caso de artrose), proteção da estrutura óssea e aumento da concentração.

Enquanto em uma aula convencional deve-se praticar três séries de 30, com o Mat Pilates, pratica-se apenas uma série de 10. O objetivo é executar o menor número de repetições de exercícios com maior nível de perfeição e consciência.


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